Carta enviada às autoridades competentes, contra a destruição das montanhas pela BR101.
A Associação Nas Nuvens Montanhismo, entidade sem fins lucrativos voltada ao montanhismo e integrante ativa da Federação Paranaense de Montanhismo, vem por meio destas palavras, mui respeitosamente, manifestar sua preocupação com relação à proposta de implantação da BR101 em terras paranaenses.
Nós acreditamos ser possível o desenvolvimento econômico e social sem a destruição de áreas remanescentes e de preservação permanente da Floresta Atlântica, especialmente se estas representarem o que há de mais importante em termos de montanha no sul do Brasil. O progresso jamais será o que deveria ser, se em tempos de aquecimento global e destruição dos últimos refúgios naturais, não dermos a devida importância e os merecidos cuidados ao que resta de nossas matas, animais, rios e montanhas. Se fôssemos mensurar o preço pago pelo meio-ambiente para que o pretenso progresso do Paraná chegasse onde chegou, também ficaria evidente que a nossa dívida histórica não chegou nem perto de ser quitada.
Portanto, é posição definitiva e unânime entre o grupo diretor da Associação Nas Nuvens Montanhismo, ser completamente contra a atual proposta de construção da BR101 no trecho pretendido, considerando também descabido sugerir obras deste impacto e porte em áreas de conservação permanente.
Crendo que o bom senso prevalecerá e que as causas conservacionistas serão respeitadas, agradecemos a oportunidade de expor nosso apelo.