Vias de escalada no Itapiroca?

A Associação Nas Nuvens Montanhismo participa do PAM – Programa Adote uma Montanha da CBME desde 2004 quando adotou o Itapiroca, montanha da serra do Ibitiraquire com 1805 metros, a quinta montanha mais alta do
Paraná. Desde então vem realizando inúmeras atividades na montanha, tais como resgates, sinalizações, limpeza e orientação.

Durante uma dessas atividades realizadas em setembro de 2015 visualizamos a partir do Morro do Getúlio a linda parede de rocha que sempre nos chamou atenção. Com a intenção de abrir uma via de escalada realizamos a investida para reconhecimento do local.

Fascinados pela beleza da parede e potencial para abertura de vias de escaladas, fizemos um planejamento detalhado e iniciamos o processo de conquista em 14/11/2015 com a colocação da primeira proteção na via “10 anos”, assim batizada em homenagem ao aniversário de 10 anos que o NNM completou em 2015. Na investida seguinte, já em 2016, contamos com a ilustre presença do amigo Julio Fiori, o qual realizou a colocação da primeira chapa da segunda via, sendo ela então batizada de “Véio Loko”, uma homenagem ao grande amigo que tivemos o prazer de compartilhar essa conquista.

O setor conta com mais 2 vias, totalizando 4 vias com graduações entre 4º Sup e 7a, todas com chapas inox num granito sólido e de excelente grip.

Para quem assim como nós não abre mão de estar na montanha, curtir um visual incrível na mais completa harmonia com a natureza, o setor de escalada do Itapiroca é o lugar perfeito.

Com uma bela caminhada de aproximação, vias desafiadoras e linhas naturais incríveis, o novo setor é uma ótima opção de preparação física, logística e técnica para quem pretende escalar vias tradicionais mais complexas.

O Nas Nuvens Montanhismo em parceria com a Fazenda Rio das Pedras disponibilizará na portaria da fazenda os croqui das vias, que poderão ser solicitados pelos escaladores.

Acesso: Seguir pela trilha normal de acesso ao cume do Itapiroca, sinalizada por fitas na cor vermelha após o cruzo com a trilha do Pico Paraná. Após passar pela pedra onde está instalado o único degrau de metal a trilha fica ligeiramente plana, voltando a subir em uma curva para a esquerda. Nesse exato ponto a trilha para o setor de escalada segue ligeiramente para baixo, a direita. Logo no inicio será possível identificar as fitas amarelas e mais adiante a placa indicativa.

Vias:

1 – Raimunda* 4º Sup (Alisson Wozniak, Juliano Santos, Natan Fabricio e Rodrigo Xandão)
2 – Sonífera Via – 6° Sup (Juliano Santos e Natan Fabricio)
3 – 10 Anos – 5º grau (Nas Nuvens Montanhismo)
4 – Véio Loko – 7a (Alisson Wozniak, Juliano Santos, Julio Fiori, Natan Fabricio e Rodrigo Xandão)

Material necessário: 7 costuras e 1 corda de 60 metros.

*Observação: Necessário 2 rapéis na via Raimunda. Utilize as chapas duplas no meio da via.

CROQUI DO SETOR DE ESCALADA DO ITAPIROCA (clique aqui)