Em meados dos anos 2000, o Nas Nuvens Montanhismo estava empenhado em conhecer e explorar as montanhas da Serra do Ibitiraquire. Naquela época, tudo era novidade.
Além de conquistar um cume de cada vez, começavam a surgir também os primeiros pensamentos sobre futuras travessias e conexões entre as montanhas da região.
Na busca por novos cumes, o Ferreiro era uma das montanhas que despertava nossa curiosidade. Sua posição estratégica chamava atenção, pois poderia ser uma importante ligação para futuros projetos de travessias pela serra.
Em 2006, o que sabíamos era que fazia muitos anos desde a última vez que alguém havia alcançado seu cume. O antigo acesso praticamente havia desaparecido e a montanha permanecia esquecida, sem uma trilha definida.
Buscando informações com o Vitamina sobre o caminho utilizado na antiga conquista, recebemos uma orientação que traduzia muito bem o espírito daquela época:
“Façam uma nova rota! Abram uma nova trilha! Pois a original era uma grande merda!”
Seguimos o conselho. Com algumas investidas, abrimos uma nova trilha até o cume do Ferreiro, caminho que permanece sendo utilizado até os dias atuais.
Hoje, exatamente 20 anos depois, relembramos essa montanha com nostalgia e orgulho. A abertura dessa trilha não apenas possibilitou o acesso a mais um dos belos cumes da Serra do Ibitiraquire, mas também se tornou parte da história e dos projetos que continuaram a ser desenvolvidos por montanhistas daquele período e também atuais.
Vida longa ao Nas Nuvens Montanhismo!











